20 de maio de 2007

Parte de mim II

Continuando ...

Eu imploro: não é meu hábito implorar, mas se o tiver de fazer, que seja por algo realmente importante!

Eu procuro: ser fiel aos meus princípios e ser feliz.

Eu arrependo-me: de não pensar 1000 vezes antes de dizer o que penso (só em certas ocasiões, claro)!

Eu amo: a minha cara metade, os meus filhotes e todas aquelas coisas (incluindo fauna , humana ou não, flora e restantes artefactos) que me fazem feliz.

Eu sinto dor: às vezes, em especial quando me dói alguma coisa. Esta semana senti dor: no dentista (valeu a anestesia), quando fui fazer um passeio de bicicleta (mais pareceu uma tortura, mas valeu a pena).

Eu sinto a falta de: tanta coisa e, no entanto, só uma delas é realmente importante: a minha amiga Gui, que já não está fisicamente entre nós.

Eu importo-me: com todos aqueles de quem gosto e também com aqueles que não conheço, mas que não se podem defender e que não têm culpa das asneiras dos adultos.

Eu sempre: acreditei e continuo a acreditar que tudo acontece por algum motivo - só que a maior parte das vezes demoro a entender e outras vezes nunca chego lá, mas como também não sou nada perspicaz ...

Eu não fico: de braços cruzados muito tempo. Tento ser o comandante do meu barco (eu).

Eu acredito: que um dia isto há-de melhorar! Não sei é quando.

Já está quase no fim.

17 de maio de 2007

Parte de mim

Aqui vai a resposta ao desafio de quem comanda o blog: Sei que existes.


Um pouco de mim: Como é muito texto vai sendo publicado aos poucos.

Eu quero: ser feliz, claro! Isto pressupõe: saúde (minha e dos meus, e já gora dos outros também, mas uma dor de barriga não fazia mal a algumas pessoas), amor, amizade, €, ....

Eu tenho: tudo e nada. Passo a explicar: tudo, porque a balança pende mais para a felicidade; nada, porque tudo o que é bom e me faz feliz pode desaparecer de um momento para o outro, mas tento não pensar muito nisso.

Eu acho: que muitos de nós somos os grandes causadores da nossa infelicidade! (não são minhas as palavras, mas podiam ser)

Eu odeio: a maldade e a falsidade.

Eu sinto: que tudo o que é realmente bom é difícil de obter e é breve. Não devia ser assim, mas paciência. Amanhã será outro dia.

Eu escuto: menos do que devia e queria! Apesar de ter duas orelhas e uma boca, consegui inverter a máxima: ouvir o dobro do que se fala, ou falar metade do que se ouve. - devo ser um caso de estudo!

Eu cheiro: tudo o que me envolve (quando não estou constipado)!

Cenas do próximo capítulo ... (está ao fogo)

13 de maio de 2007

Fazer a diferença!



"Os Coristas" é o nome de um filme extraordinário. Vi-o hoje, emprestado por uma amiga, e aconselho-o a todos os que gostam de um bom filme.

Fez-me acreditar (ou continuar a acreditar) que todos podemos fazer a diferença! A juntar ao querer, mistura-se o crer e, com sorte, haveremos de o conseguir.

7 de maio de 2007

Verde


Montes até a vista não mais alcançar, o céu azul claro e o sol tão brilhante que quase nos cega. Verde a unir a terra ao céu num equilíbrio perfeito ou quase, não fosse o branco de uma ou outra casa salpicar o verde de mil e um tons. Do Verde água ao verde-escuro. Juntam-se aos verdes os castanhos dos troncos e da terra, vermelhos, rosas, laranjas e outras tantas cores que os sentidos não conseguem distinguir. A natureza quase intocável num equilíbrio e numa harmonia tão fortes quanto frágeis. As estações sucedem-se umas às outras num ciclo imutável desde sempre.



Esta é a terra que me faz sentir feliz.: a Serra Algarvia.

4 de maio de 2007

O Sol brilha!

O sol brilha todos os dias, mas brilha ainda mais quando uma criança de 7 anos - meu aluno - que foi de férias ao seu país natal durante um mês, me vê e me abraça e chora e não me larga durante uns minutos, mesmo com a mãe ao seu lado.
Mais palavras não saem.
Obrigado Gusthavo.

2 de maio de 2007

Sem tempo!

Ó tempo que me foges depressa,
sem me dar tempo ao tempo.
Quero olhar o mar e ficar,
ficar parado no tempo o tempo de um pensamento!
Quero fechar os olhos e sentir o vento nesta pele que me veste!
Quero olhar à minha volta e poder ver sem ser a correr o que se passa em redor!
Quero agarrar cada momento e guardá-lo para sempre em mim.
Quero, quero, quero ...
É este querer que não decresce,
É esta vontade de tudo fazer e que nos leva a pouco viver.
Porque é tão curto o dia em cada dia e a noite em cada noite?
Ó tempo que não olhas para trás!
Pudesse, e dir-te-ia: pára tempo que te quero sentir com mais prazer. Pára tempo e dá-me tempo para viver. Pára tempo e deixa-me, no teu embalo, adormecer. Para poder acordar desperto e mais perto do que é bem viver.

17 de abril de 2007

Vidas singulares

Cruzamo-nos com vidas singulares. Pormenores que nos diferenciam uns dos outros. Toques, tiques, cores, acessórios, mil e uma diferenças separam cada um de nós de todos os demais. Para além das formas do corpo: mais altos ou mais baixos, mais fortes ou mais fracos, a forma de andar, o cabelo, o olhar, são tantas as diferenças que seria impossível enumerá-las. Por trás de cada embalagem, diferente de todas as outras, escondem-se milhões de momentos únicos. Momentos que não se repetem, momentos que tornam cada vida única e especial. Como um livro de histórias .

9 de abril de 2007

Vozes

São tantas as vozes que oiço em mim
E tampouco sei quais seguir.
Se as do coração,
ou os sons que vêm da razão.
O coração dita-as pelo sentimento
E a razão? A razão, pensa e não sente.
Se a emoção me leva,
perco a razão porque o coração não mente.
Se a razão me leva,
perco o caminho do alento.

Uma Boa semana.


1 de abril de 2007

Doce


A vida devia ser doce.
Doce, mesmo para quem é amargo.
E se doce fosse,
talvez, quem amargo é,
doce se tornasse.


Palavras doces,
melodias suaves e desejadas.
Momentos doces,
alegrias vividas e partilhadas.


A um amigo, dou um doce,
não em troca de um beijo salgado,
mas em troca de um momento bem vivido,
de um momento desejado.
O bolo é de chocolate (made by me) com açúcar em pó, e a flor: um jacinto. Momentos doces.

18 de março de 2007

É tempo ...

... de viver em paz,
de olhar o céu e sorrir,
de abraçar quem amamos
e de ver a natureza florir.

... de sentar à beira mar
e escutar o som das ondas a rebentar,
e o piar das gaivotas que voam sem cessar.

... de sentir a brisa na pele, que aquece ao sol,
e de beijar. De vos beijar.

... de sentir o doce sabor do mel,
que é olhar o vosso olhar.

... de agarrar cada momento.

... de viver cada segundo como se
cada momento fosse o nosso último
segundo neste mundo.

... de parar e viver intensamente
as vossas conquistas,
e dar-vos alento nas derrotas.

... de vos abraçar e viver com alegria enquanto Ele me permitir acordar bem a cada dia.

Às minhas 3 paixões.

6 de março de 2007

Tempo que foge!

Quero ser dono do meu tempo,
e ter tempo para me perder.
Quero perder-me no tempo
o tempo que me apetecer.
Quero ter tempo para sonhar
e tempo para parar.
Quero ter tempo para viver
e tempo para nada fazer.
Onde estás tu ó tempo que não te consigo agarrar?
Onde estás tu ó tempo que que não te consigo encontrar?

25 de fevereiro de 2007

Amigos

Há pessoas que vivem sós no meio de uma multidão
Há pessoas que vivem tristes sem um ombro onde encostar
Há pessoas com sorte e outras não
Há pessoas que não têm quem beijar
Há quem que não tenha sequer alguém para dar a mão
E eu (nós) tenho amigos que me fazem acreditar que se um dia for mau, outro virá em que tudo irá melhorar.
À amizade!

17 de fevereiro de 2007

Jardim


São flores deste meu jardim
São minhas sementes
São parte de mim
São os meus rebentos
A extensão do meu ser,
Da minha existência
Razão do meu viver
E da minha sobrevivência.
As flores mais belas do mundo.


Há cerca de um ano escrevi estas palavras sobre os meus filhos.

26 de janeiro de 2007

Inés da minha alma!


Acabei de ler. Mais um excelente livro de Isabel Allende.

Não há 2 sem 3 ...

1 - O meu filhote está um pouco melhor e eu mais descansado. (Esta é a mais importante);

2 - Uma amiga tem uma teoria: os nosos (des)governantes devem andar todos drogados, só isso justificaria tudo o que se vive, hoje, no nosso país - eu concordo;

3 - A minha escola está um caos e a gestão está a conseguir o impossível: a cada acção, piorar o que já está muito mau.

Posto isto ...

12 de janeiro de 2007

Os dias passam!

Os dias passam,

O que eu quero: que os dias passem sem se sentir - seria tempo bom.
Não ter vontade de fugir, para longe partir.

Não ter vontade de dormir para esquecer.
Então eu teria todo o gosto em pintar o mundo com as cores da minha paleta.
Dar-lhe-ia as cores dos sonhos.
O que eu desejo: é que os dias sorriam às noites para que as manhãs despertem contentes. Que o sol brilhe e me dê alento para continuar a lutar. Para acreditar que amanhã vai ser um dia melhor.


O meu filhote: vai! E eu tento ir também.

7 de janeiro de 2007

Medo!

São quase 5:00 da matina e pela primeira vez na minha vida (que me lembre) não consigo dormir.
Se entrasse num blog e visse um post escrito a esta hora, diria, no mínimo, que o autor estaria louco. E eu como estou? A caminho, se não conseguir descansar a cabeça.


É este aperto no coração.
Este sufoco que me consome.
Esta mente que não larga a razão.
Este coração que sente dor.
Neste momento, fome sem vontade de comer.
Uma preocupação constante,
por ver o sangue do meu sangue doente.
Por ter medo que o futuro não sorria ao meu filho.
Por ver o meu filho doente.
E eu, incapaz de encontrar um trilho
Que me leve à cura deste mal que perdura.


Foi diagnosticada psoríase ao meu filho e tem vindo a agravar bastante.

29 de dezembro de 2006

Mais um!

32

O tempo passa,

os anos parecem dias e os dias parecem segundos.


A vida é o que nós fazemos dela, e com amigos é sempre mais bela.


A todos um excelente ano de 2007.