15 de novembro de 2007

Parabéns

Parabéns ao meu pequenote mais novo.

Fez hoje 5 anitos.


Metade do bolo estava óptimo, amanhã saberei se a outra metade também está.

10 de novembro de 2007

Saudade!

Guida,

O tempo passa, mas a saudade não.
É um espaço vazio no coração.
É uma dor que permanece.
E por mais tempo que passe,
Não se esquece.
É a ausência.
É um amargo sabor.
Um sentimento de dor.
É tristeza.
Mas, estejas onde estiveres,
Estás em nós e nós em ti.
Amiga, irmã, filha e tia GUI.

Amiga Guida, já lá vão dois anos desde a tua partida.

1 de novembro de 2007

Viver


Viver é passar pelo tempo e senti-lo a cada momento.

É agarrar cada instante como único e senti-lo como um todo.

É dar valor ao que nos faz crescer e aprender com o resto.

É escolher o caminho, umas vezes certo outras vezes errado.
É comandar o tempo e não permanecer sentado.

É arriscar, porque só assim se sabe que não se está enganado ou percorrendo o caminho errado.


Açores - não estive lá, mas hei-de ir um dia.

24 de outubro de 2007

Amanhã


Hoje vi o arco-íris,

E fez-me sorrir.

Fez-me acreditar que

Mesmo para quem anda triste,

Dias melhores hão-de vir.






15 de outubro de 2007

Crianças

Espirra o gigante,
Que ventania!
Espirra o menino,
Com o banho de água fria.

Zanga-se a mamã,
Zanga-se o papá,
Ladra o cão,
E o pato faz quáquá.

Pia o passarinho,
E a galinha da vizinha,
Vem o gatinho,
E a filha da madrinha.

Ó papá diz-me lá,
Como faz o burro?
Faz ão ão, às vezes,
Quando imita o cão.

7 de outubro de 2007

Pedaços de mim!

Lanço pedaços de mim ao vento,
Quais folhas de Outono.
Vagueio ao sabor da brisa que me empurra para lugares sem fim.
Sou o ar que passa em mim.
Sou os caminhos que percorro sem destino.
E as árvores que me ladeiam a cada passo.
E sou as pedras e o tempo e o espaço.
E sabendo quem sou,
Tampouco sei quem sou ou para onde vou.
Quero apenas caminhar.
E continuar a sonhar.

30 de setembro de 2007

São vozes!


Oiço conversas sobre vidas que não conheço, sinto a alegria e a dor alheia, e o desespero daqueles cuja vida não sorri. Sinto que olhamos uns para os outros com vontade de partilhar o que nos vai na alma e no coração, mas não somos capazes de ir mais além e quebrar as regras que esta sociedade nos impõe. Vivemos presos, agarrados a medos em demasia, fechados na nossa concha, crendo estarmos protegidos dos outros, do mal - males - dos que nos circundam.
Vivemos sós, agarrados à solidão, presos ao receio de dar a mão, de abrir o coração. São liberdades perdidas, receios conquistados, alegrias esquecidas.

23 de setembro de 2007

Folhas!

São follhas que se desprendem.
São tardes pequenas,
E luzes que se acendem no lusco fusco do raiar da noite.
É um queijo e um copo de vinho,
É cada um recolher-se no seu ninho,
E cobrir-se qual manto de penas.
É saborear um chocolate quente,
E enrolado no sofá,
Sonhar, sonhar, e sonhar
E vaguear por aqui ou por acolá.

Nota: é Outono, mas hoje foi um dia magnífico de "Verão". E a água estava excelente. Meu belo Algarve.

17 de setembro de 2007

Bicha louca!

Neste fim-de-semana apareceu-me esta bicha louca a tentar devorar as flores. É uma nova espécie de lesma.








Nota: a bicha foi feita com base no filme "por água abaixo", em conjunto com os meus filhos. Boa Semana!

15 de setembro de 2007

Tempo


Veloz é o tempo a passar.
Tão veloz que, às vezes, parece que já passou o tempo que ainda falta passar.

É fim-de-semana, por isso, não tenhas pressa e passa devagar.

11 de setembro de 2007

Resistentes!

Foram uns dias de correria e de muitos quilómetros percorridos.

Do Verde água ao verde-escuro. Juntam-se aos verdes os castanhos dos troncos e da terra, os vermelhos, os rosas, os laranjas e outras tantas cores que os sentidos não conseguem distinguir.
É esta a natureza que nos circunda e que tão pouco respeitamos e preservamos.
Estas folhas ainda resistem, bem verdes, ao anúncio da chegada do Outono.


5 de setembro de 2007

Pensamento do dia

Um amigo enviou-me este pensamento:

Se 23% dos acidentes de trânsito são provocados pelo consumo de álcool, Isto significa que 77% dos acidentes são causados por pessoas que bebem água ou outras bebidas.

4 de setembro de 2007

Abraço

Abraçado por este ruído quase silencioso, adormeço e desperto.
Perco-me no tempo e vagueio num espaço ausente.
Num local descoberto me perco sem vontade de me encontrar.
Lanço-me ao vento com esperança de voar, mas, dormente, apenas pairo no ar o tempo de um olhar. Ainda assim, volto a lançar-me ao ar e voo até te conseguir abraçar.

3 de setembro de 2007

Início

Hoje começa mais um ano escolar!

Desejo: que este seja melhor que o anterior.

O verde é esperança.

30 de agosto de 2007

Gui

Amiga Gui,

Pudesse agarrar o tempo, agarrá-lo-ia!
Pudesse ser o vento, sê-lo-ia!
Daria, em cada segundo, ao mundo uma alegria.
E talvez pudesse, mais uma vez, ver-te. Bastava um dia!

Sortelha, passei por lá!

Sortelha, Beira Interior, Portugal

28 de agosto de 2007

De Volta e com a cara lavada!

Férias
Conversa sem pressa,
alma calma, corpo dormente,
água fria, vento quente.
Descanso, correria,
Noite breve e longo dia,
E, ao de leve, vai-se a calmaria.
Vai-se o tempo,
E vem mais um dia.

31 de julho de 2007

Tempo de férias!

Como é bom estar de férias.
A todos os que por aqui passarem: fiquem bem e até à minha volta. Boas férias para quem for o caso.

15 de julho de 2007

O sorriso do teu olhar

Embalo no sono e sonho contigo.
E ao ouvido te digo:
Nem mil flores têm em beleza a beleza do teu sorriso,
ou mil cristais o brilho do teu olhar.
Digo-te que te amo e que hei-de sempre amar.
digo-te que te amo e que é este amor que me faz respirar.
Acordo e segredo-te ao ouvido o que sonhei no sono embalado.
É este amor que me deixa dormir e me dá força para acordar.
É o teu sorriso e o teu olhar.

7 de julho de 2007

Crianças


À noite na rua

brincam crianças à luz da lua.

Esvoaçam mosquitos

e dormem os periquitos.

Que sons esquisitos!

São cães a ladrar?

Não. São pessoas a falar.