26 de setembro de 2006

Ser criança!

Hoje o meu filhote mais novo (com quase 4 anos) disse-me para contar até 2003 que ele ia esconder-se. Como é óbvio, contei até 3 - como termina em três ele não notou qualquer diferença, nem sei onde foi desencantar o 2003 - e lá fui eu.
Quando entrei no quarto, encontrei-o em 2 segundos, mas fiz que procurei atrás da porta, por baixo da cama, e acabei sentado no sofá a dizer que não o conseguia encontrar. Ficou todo feliz. Depois repetiu-se toda a história mais 3 ou 4 vezes, sempre no mesmo esconderijo. Que alegria.
Normalmente esconde-se com os pés à mostra (às vezes, até com o corpo todo menos a cabeça), mas desta vez até estava bem escondido. Como é bom ser criança (quando se é amada e bem tratada, claro).

Um excelente dia para quem por aqui passar. P'rós outros também.

Nota: hoje esteve a TVI na minha escola, aquilo está um caos.

9 comentários:

joaninha disse...

para as crianção pequeninas às vezes o tapar (nem que seja so os olhos) dá-lhes a ilusão de que estão completamente escondidos (mesmo estando sentados no meio da sala), uma sensação de invisibilidade... e tudo porque como não nos conseguem ver supõem que também não os conseguimos ver a eles! :) (adorei estudar as fases do desenvolvimento cognitivo infantil em psicologia no meu 12ºano; foi marcante!)


tens razão... é óptimo sermos crianças!!!

Anónimo disse...

A inocência das crianças..Conseguem sempre surpreender-nos com os pequenos gestos, questões e pensamentos!
Como o tempo passa..já tem quase 4 anos..4 longos anos que me ausentei da vossa terra, da minha terra..aiaiai...as lembranças de os ver pequeninos..jejeje..

O País e o Mundo disse...

Que joia de crianças aí deves ter! São maravilhosos...e transmitem sempre uma energia linda.
Essa inocência que as caracteriza é o mais fantástico de tudo! Que pena ter de forcosamente ser perdida ao longo da vida, é uma das coisas que mais lamento ter perdido e contra mais lutei para não a deixar fugir-me por entre os dedos ( sim eu sofri, talvez ainda sofra um bocadinho, do chamado síndroma de Peter Pan).
Maravilhoso ser-se criança, sempre.

Ps- Para a TVI ter estado na tua escola ela deve estar mesmo um caos, caso contrário eles não iriam lá (são um péssimo exemlo de OCS). Bom dia para todos tb.

RIC disse...

Quando vejo pais - e algumas mães também - de crianças pequenas chegarem sistematicamente a casa depois das dez da noite, pergunto-me o que será mais importante para aquelas pessoas: muitos mais euros na conta bancária ou ver e acompanhar o crescimento dos filhos? (Refiro-me a quem pode optar, claro está!)
Que companheirismo se desenvolverá entre aquelas pessoas?
Deliciei-me a imaginar um pai a brincar às escondidas com um petiz de 4 anos... Bem hajas! Ele vai lembrar-se...

Vido disse...

Joaninha - Também gostei de estudar o desenvolvimento infantil, já na universidade. É bom saber o que está para lá do que se vê.

Minnie: vê lá se vens ver os teus sobrinhos um dia destes. Também são um bocadinho teus.

O país e o mundo: as crianças são realmente extraordinárias (algumas, algumas vezes, coseguem ser extraordinariamente mal educadas, mas a culpa não é sua). Todas as pessoas me gabam os filhotes, digo-lhe sempre: tive sorte. Mas é difícil ter sorte.

Ric: passo muito tempo com os meus filhos (sou um sortudo) e apesar de às vezes me apetecer deixá-los na escola um pouco mais para poder descansar e ter algum tempo para mim, não o consigo fazer. é assim!

A todos: obrigado pelos comentários. Não tenho conseguido visitar as vossas casas, o meu tempo tem andado muito preenchido, mas tentarei este fim-de-semana. Fiquem bem.

Anónimo disse...

Nao costumo frequentar este blog, mas passei, li, gostei, e comentei só para dizer apenas isto .
Um beijo . *

Vido disse...

Sofia: bem-vinda e obrigado.

foreveryoung disse...

Tens toda a razão!É maravilhoso ser criança quando se é amada e bem tratada! e pelos vistos o teu filhote é-o!...
E é também maravilhoso tentar nunca perder algo de criança durante toda a nossa existência nesta vida...
Bjs

Lua disse...

sempre gostei de crianças. sempre me diverti imenso a brincar com elas, a fingir, a deixar voar a imaginação e a ver sorrisos coloridos nacerem naqueles pimpolhos irrequietos que nos fazem voltar ao tempo em que também eramos assim. em que abriamos um mundo na palma da mão e aí faziamos acontecer as coisas mais fantásticas e impossíveis.
vou-te contar um segredo: eu ainda sou assim. e sabes que mais? gosto de ser assim. a viver com um sorriso contagiante nos meus olhos :)
fica bem!