2 de maio de 2006

Pedinte


Uma mulher, na casa dos vinte, mostra-me um cartão quando paro no semáforo vermelho, a caminho da escola. No cartão pude ler um pedido de ajuda enquanto, da sua boca, saíam muitas palavras, que eu não entendia. No canto superior direito do cartão, a fotografia de uma criança.

A mulher parecia ser dos países de Leste.

A minha expressão nem a consigo descrever. Seria de desilusão, por não a ter ajudado (queria dinheiro)? Seria de desconforto, por alguém me abordar pedindo ajuda? Não sei.

Dinheiro não dou a ninguém porque penso que poderá ser para tabaco, bebida ou outras porcarias que não as necessidades primárias de alguém e isso faz-me sentir mal. Mas podia até ser para a alimentação da menina da foto ou da própria mulher. No fim, fiquei a sentir-me mal e a pensar que podia ser a foto dos meus filhos no cartão e eu no lugar da mulher. E, assim, eu gostaria que me (nos) ajudassem.

Sem comentários: